25 setembro 2012

Ranking de graduação...

Rússia lidera ranking de pessoas graduadas

A Rússia detém a liderança mundial em número de cidadãos com nível universitário, segundo a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). 
Mas essa é uma vantagem ilusória, pois nenhuma universidade russa figura na relação das 100 melhores instituições de ensino superior do mundo e a população universitária do país cairá para um milhão de alunos até 2015. 
Cinquenta a quatro por cento dos russos ostentam um diploma universitário em comparação à média de 31% nos países da OCDE e de 26% entre os membros do G20, segundo informativo divulgado pela organização. Canadá e Israel ocupam o segundo e o terceiro lugar, com 51% e 46%, respectivamente.

No entanto, a maioria dos indivíduos com grau superior na Rússia são adultos ou idosos, de modo que a atual liderança representa uma herança da União Soviética que, em sua época, não poupou investimentos na área.  

Hoje em dia, a Rússia gasta 7.749 dólares anuais per capita. Apesar do aumento notável da receita nacional nos últimos anos, a Rússia dedica apenas 5,5% de seu PIB à educação, enquanto os demais países da referida organização reservam uma média de 6,3% para o setor.

“Seria ótimo se pudéssemos avaliar o nível educacional da população pela porcentagem de graduandos, mas na Rússia há uma lacuna enorme entre a quantidade de diplomas e a verdadeira educação universitária”, contestou o vice-diretor da comissão parlamentar de Educação, Oleg Smolin, em entrevista ao jornal Kommersant.

Fonte:
http://gazetarussa.com.br/articles/2012/09/16/russia_lidera_ranking_de_pessoas_graduadas_15613.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário