30 março 2012

Sala cheia...Indisciplina...

Como lidar com uma classe numerosa e difícil?
É necessário três intervenções simultâneas, a primeira é organizar aulas semanais de Educação Moral, assim como atividades que expressam sentimentos. A segunda é estabelecer grupos de estudo com os professores para discutir problemas, planejar ações e estudar formas de construir um ambiente sociomoral. Por fim, é preciso que a coordenação observe as classes e se reúna com cada docente individualmente, buscando auxiliá-los nas dificuldades e na transposição dos estudos para a prática.
Assim, a equipe precisa planejar e ter conhecimentos sólidos e coerência nas ações.
O apoio da coordenação é fundamental.
Telma Vinha
 Revista Nova Escola, pág.26, Abril/2012.  

Novidades...


3 mil livros para download, parece bom para você?

Conheçam o site Brasiliana, USP.

29 março 2012

Menor alfabeto do mundo!!!

Você sabia que o menor alfabeto do mundo é usado na língua rotokas, na Melanésia, um dos agrupamentos de ilhas do Pacífico, e só tem 11 letras: a, b, e, g, j, k, o, p, r, t, u.

28 março 2012

Participação...profª Ilma

"Você"

A flor que desabrochou antes do tempo
e trouxe consigo a sabedoria
idealizada por Deus.
Muitas vezes na humilhação soube
derramar lágrimas em segredo.
E em toda a sua simplicidade
resplandece a Luz do Criador.
Continue a brilhar, pois só assim
ofuscará aqueles que não tem o brilho do "Senhor".
Profª Ilma Veríssimo de Souza Pedroso
EMEF "Maçao Nozaki"

27 março 2012

Orgulho de ser professor...

Prêmio por boas experiências de sala de aula

Música e poesia que ampliam o repertório
Quem diria, o ritmo, os sons dos instrumentos musicais e as brincadeiras com a voz já eram parte das aulas de Música das crianças de 4 a 5 anos da Escola Jacarandá, em São Paulo. Mas o professor Roberto Schkolnick incluiu um novo tema nas atividades com os pequenos: o centenário de Adoniran Barbosa (1910-1982).
A criançada conheceu a vida e a obra do músico, o contexto histórico do tempo em que ele viveu e, principalmente, ouviu, cantou, pintou, tocou, dançou e se divertiu com as canções.
Uma experiência que foi escolhida como um dos vencedores do
Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10, no ano passado.

"Quis dar aos pequenos a oportunidade de conhecer parte da nossa história e da nossa cultura e colocá-los como protagonistas, minha intenção foi sensibilizar a turma para os sons de qualidade e ampliar seu repertório musical." Professor Roberto Schkolnick, área: Música, conteúdo: Musicalização, ano: Pré-escola. 
Revista NOVA ESCOLA, Outubro/2011, pág.106.

26 março 2012

Códices?

Muitos povos da América já tinham sistemas de escrita antes do descobrimento.
Alguns usavam cascas de árvores como páginas de livros, os chamados códices.

Diretor e Coordenador...


Aliança pela qualidade!!
Em todas as regiões do Brasil, diretores e coordenadores pedagógicos dizem cultivar uma relação harmoniosa e propícia ao bom desenvolvimento das atividades escolares. Contudo, uma das ações mais importantes para que a escola cumpra seu papel de ensinar a todos com qualidade - a formação continuada de professores - ainda necessita de mais atenção por parte da dupla gestora.
"Apesar de cada um pensar a gestão sob diferentes perpectivas, ambos têm de compreender que são responsáveis por um mesmo objetivo, que é a aprendizagem."
Maura Barbosa, consultora de GESTÃO ESCOLAR
Junho/Julho 2011, pág.24. 

Tudo muda...

23 março 2012

A gente dorme professor e acorda coordenador?

   Ao estruturar pedagogicamente a escola, o coordenador assume a corresponsabilidade pelos resultados dos alunos. "A gente dorme professor e acorda coordenador", esta frase está estendida a idéia de que não há o preparo necessário para que o coordenador pedagógico exerça de modo competente sua função. E de que um bom professor não se transforma imediatamente num bom coordenador, uma vez que as exigências são diferentes para cada papel. 
    No processo da formação docente, na partilha e na ampliação dos saberes, conformam-se também os coordenadores, continuamente. Conformam-se não no sentido de se resignar, mas no de configurar juntos, do jeito que se deseja o trabalho da instituição escola.
   "Ordenar não é só mandar. É também comandar. Coordenar é pôr ordem em algo juntamento com alguém." Terezinha Azerêdo Rios
Gestão Escolar/julho de 2011, "DOSSIÊ Coordenador Pedagógico", pág.54.

22 março 2012

Hoje é Dia Mundial da Água!

"Água que nasce na fonte, Serena do mundo, E que abre um
Profundo grotão, Água que faz inocente, Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios, Que levam, A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias, E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras, No véu das cascatas, Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas, No leito dos lagos, No leito dos lagos...
Água dos igarapés, Onde Iara, a mãe d'água, É misteriosa canção
Água que o sol evapora, Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...
Gotas de água da chuva, Alegre arco-íris, Sobre a plantação
Gotas de água da chuva, Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...
Águas que movem moinhos, São as mesmas águas, Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes, Pro fundo da terra, Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água, Terra! Planeta Água, Terra! Planeta Água..."

Preserve - Cuide - Economize


Hoje é Dia Mundial da Água!!

Participação...Profª Milla

   Aproveitando o dia da água e não deixando de falar em arte, gostaria de mostrar a maravilhosa "Tela de Água" que se encontra no maior shopping do Japão, em Osaka. É uma fonte que mostra horário, temperatura e diversas imagens fluindo em lençois de água como telas invisíveis, ou tela de água. Foi criado por Koei Industry. É uma verdadeira arte, mas que deve ser observada em ação.

Beijão até a próxima!

Milessandra Braganholo
PROFª. ARTES

21 março 2012

Comunicado de Reunião...CAE

Comunicado:
Reunião com os Conselheiros participantes do   
CAE - Conselho de Alimentação Escolar do Município, segundo o Calendário Anual de Reuniões:

Data: 23/03 - sexta-feira
Horário: a partir das 8hs.
Local: Sala de Reuniões da DIME
Obs.: Trataremos de assuntos relacionados ao mesmo.

Contamos não só com a presença dos Titulares mas também com a presença dos Suplentes, sabendo que ambos são de extrema importância para o Conselho.

Minha profissão...professor

Quando menina queria ser tantas coisas
"...Sempre gostei de escrever e de ler e faço isso até hoje. Mas, atualmente resolvi pensar na escolha que fiz; a de ser professora. Tenho certeza que ser professora foi à escolha mais acertada que fiz na vida, porém não sabia os caminhos tortuosos que teria que percorrer. 
   Quando estou na sala de aula ministrando os conteúdos me sinto leve e muito feliz. A realização de algo essencial para mim como educadora é justamente ensinar o caminho e ver o aluno desbravando e descobrindo o saber!
   O que vem me saturando nestes últimos anos de sala de aula é a agitação dos educandos, a falta de compromisso com o aprender e principalmente a ausência de gentileza dos alunos com os colegas e com o próprio educador. Angustio-me muito ao entrar em uma sala de aula e ter que bancar a cada cinco segundos um general de saia e ser o que não sou... Rígida demais! Os alunos parecem que confundem professor feliz com educador leviano.
   Lamento ter que ser dura em sala de aula, gostaria que os adolescentes e as crianças encarassem o dia-dia escolar como uma aventura na busca do novo, na busca do saber e assim partilhar as coisas que descobrem com alegria e prazer. 
   Independente do que pensem ou façam eu serei sempre professora, não me vejo em outra função, pois sou educadora por vocação e pelo puro prazer de partilhar o pouco que sei e ter a oportunidade de aprender todos os dias um pouco mais com os meus alunos.
Sou professora com orgulho porque amo o que faço..." Michele Luckwu
Continuação acesse:

Até quando isso?!

França caça autor de ataques contra escola
   Antes de as aulas começarem, o motociclista com um capacete branco abriu fogo com duas armas pouco antes das 8h (horário local) em frente da escola judaica de Ozar Hatorah, matando o rabino de 30 anos Jonathan Sandler, seus filhos de 3 e 6 anos e a filha do diretor da escola, de 8 anos. Segundo o promotor de Toulouse, Michel Valet, um estudante de 17 anos ficou seriamente ferido.
   "Ele disparou contra o que estivesse à sua frente, crianças e adultos", disse Valet. "Crianças foram perseguidas dentro da escola." Uma testemunha descreveu o homem como alguém que perseguia crianças pequenas e "procurava matar".
   Em visita à escola, o presidente francês classificou o ataque de "tragédia nacional" e prometeu encontrar e punir o responsável. "Essas também são nossas crianças, não apenas de vocês (em referência à comunidade judaica). É uma tragédia nacional", disse Sarkozy.
   "A barbárie, a selvageria e a crueldade não podem vencer. Nossa nação é muito mais forte", acrescentou.

   Crianças choram ao deixar escola em Toulouse juntamente com a família sem ter o que falar, somente lamentar a tragédia. 
   Quem tem errado?! De quem é a culpa, dos pais, escola, internet, sociedade, governo?!
   Até quando isso?!

20 março 2012

A maneira como as coisas costumavam ser...

      
   "...Hoje, se um aluno vai mal à escola quem leva a culpa é o professor. Já pensou como tudo isso foge da realidade? No meu tempo escolar já existia alunos preguiçosos que não queriam nada com nada. Porém, hoje o aluno confronta o professor, o aluno faz deste educador o seu refém. O pior ainda, os pais aprovam o comportamento de seus filhos. Onde vamos parar?...A maneira como as coisas costumavam ser ficaram no esquecimento... O tempo foi passando e as pessoas a cada dia se desconhecendo."
Graciele Gessner.

Acesse o blog abaixo e leia outros textos:

19 março 2012

Dia Mundial da Água...

                           
   Em 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água. Esta celebração existe porque a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu a data como forma de resgatar a importância e a preservação da água no planeta. Nosso planeta poderia até se chamar "Planeta Água", já que cerca de dois terços dele é formado pela mesma. Pode parecer que tem água sobrando e que exageramos quando falamos em economizar, não é?
   Mas não é bem assim:
97% da água do planeta são água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais; 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta.
   E o que sobra para o consumo humano? Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra.
   Agora sim, você entende quando falamos que devemos economizar, né? Para isso, devemos economizar, cuidar bem da água e não desperdiçá-la.
   Clique nas dicas de economia, no link ao lado "Club Sabesp", na categoria "SÓ BRINCAR", veja como é fácil tomar atitudes simples para evitar o desperdício dentro de nossa própria casa.
   Aproveite e conheça mais sobre o site!!

16 março 2012

Desperte o poeta que há em você!!

Fábrica de poesia
                  Escolha uma das opções interativas, siga o passo a passo
e crie  suas produções poéticas
                        
 Para despertar o poeta que existe dentro de você, acesse o link "EDUCAR PARA CRESCER" ao lado na categoria AMIGO GESTOR e veja as opções como: Cordel (Capriche na rima e pendure seu cordel no varal encantado), Haicai (Faça uma poesia curta e direta, típica da cultura japonesa), Soneto Shakespeariano ( Inspire-se no grande poeta e dramaturgo inglês e produza um ligítimo soneto) ou Limerique (Solte sua imaginação para criar um poema malucão).
É só escolher e deixar sua criatividade aparecer!
Crie e compartilhe, você consegue!!

         
            

15 março 2012

Os alunos vão mal por culpa do professor!

Pode ser um mito!!
   Mesmo que tenha sido detectado que os alunos de determinada série tiveram um rendimento abaixo da crítica, não se pode inferir que o professor daquele ano seja incompetente. Isso porque  o desempenho ruim de um estudante reflete o trabalho de todos os docentes que antes trabalharam com ele. Ao aluno certamente lhe faltou apoio durante outras fases, além disso outros fatores influenciam a aprendizagem:
  • o tamanho da turma;
  • o material didático;
  • o clima da escola;
  • além das características socioeconômicas e culturais do aluno.
A questão não termina aqui, os professores devem, sim, ser continuamente avaliados, essa é a únca forma de eliminar o fator "incompetência" do cenário.
Gestão Escolar/outubro de 2011, "Avaliações Externas", pág.14.
Pense, analise e discuta se for preciso, mas não se esqueça de dizer: "Professor(a), sim, com muita honra!" Luis Carlos de Menezes

14 março 2012

Guia da Reforma Ortográfica...

O Complexo Educacional FMU e o Museu da Língua Portuguesa lançaram o Guia da Reforma Ortográfica, mas, se você ainda não ganhou um exemplar, não se preocupe. O Guia da Reforma Ortográfica também está disponível para download gratuito.
Basta clicar no link "Nova Reforma Ortográfica" ao lado na categoria ESTANTE e salvar o arquivo em seu computador!
Aproveite e descubra as novas mudanças!!

Bullying, saiba mais sobre o seu filho...


Faça o teste, acesse o link “Como você vê seu filho” ao lado, na categoria BULLYING, você pode até se surpreender com o resultado.

12 março 2012

Concurso de Redação - ABAG...

XII CONCURSO DE REDAÇÃO DO PROGRAMA EDUCACIONAL “Agronegócio na Escola”

PARTICIPAÇÃO - o Concurso de Redação é aberto aos alunos dos 8º e 9º anos das escolas EMEF “Santa do Prado Maximiano” e EMEF (R) “Gil Alexandre Borges”.
REDAÇÕES - cada aluno poderá concorrer com apenas 01 (uma) redação, cada escola poderá inscrever até 03 (três) alunos.
Tema da redação: “Agronegócio e Sustentabilidade”


PERÍODO DE INSCRIÇÃO: até 05 de abril de 2012.


PRÊMIO:
Visitar a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação,
Agrishow 2012, no dia 03 de maio.

 
ALUNO(A) CONTAMOS COM SUA PARTICIPAÇÃO!
Procure a Coordenadora Pedagógica da sua Escola, leia o regulamento e participe!!

Programa "Ler e Escrever"...

                                                
Mais do que um programa de formação, o Ler e Escrever é um conjunto de linhas de ação articuladas que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos e outros subsídios, constituindo-se dessa forma como uma política pública para o Ciclo I, que busca promover a melhoria do ensino em toda a rede, com todas estas articulações ao melhor nível de aprendizagem do aluno o município aderiu neste ano ao programa junto a Diretoria de Barretos.
Se você quer maiores informações sobre o programa, acesse o link “Ler e Escrever” ao lado, na categoria CARO PROFESSOR.

Imaginação da criança...

"A criança é um ser onde a imaginação predomina em absoluto. O meio de interessá-la é falar-lhe à imaginaçã."
Monteiro Lobato

09 março 2012

Inscrições...ABAG/RP


 II PRÊMIO PROFESSOR “AGRONEGÓCIO NA ESCOLA”   

OBJETIVO DO PRÊMIO: incentivar e valorizar o professor que desenvolve de forma inovadora atividades que trabalhem o tema agronegócio e que sejam focadas em atingir os objetivos do Programa Educacional.
CRITÉRIO DE PARTICIPAÇÃO: O professor deverá lecionar no 8º e/ou 9º anos das escolas inscritas no Programa Educacional “Agronegócio na Escola”.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: até o dia 30 DE MARÇO DE 2012.

Enviar a ficha de inscrição através do e-mail: abagrp2@abagrp.org.br

PRÊMIOS:
1º Lugar: 1 Notebook
2º Lugar: 1 Computador All-in-one
3º Lugar: 1 Netbook

PROFESSORES, NÃO PERCAM ESTA OPORTUNIDADE! INSCREVAM-SE!
CONTAMOS COM SUA PARTICIPAÇÃO!
Acesse o site: http://www.abagrp.com.br/

Participação...Profª.Mila

“ Dentro da pedra já existe uma obra de arte.
Eu apenas tiro o excesso de mármore!”
(Michelângelo).
Mulher
Você é a mais bela obra de arte da criação…
É linda, perfeita e única…
O seu desafio é retirar o excesso de mármore e conservá-la.
É você que escolhe a pessoa que será…
Faça da sua existência uma verdadeira obra de arte!
Onde todos possam admirar, sorrir e se sentir maravilhados.
A escolha é sua…
Milessandra Braganholo
PROFª. ARTES

07 março 2012

Homenagem para você MULHER...

“O que se perde pelo ar, é folha e pó
O que não serve pra usar, vagueia só
E você MULHER  não vive só,
Você MULHER é vaso de valor.
Você MULHER, é especial
Quem te deu a vida, destruiu a forma
Não fez outro igual
Você MULHER ainda não perdeu,
Você MULHER não é folha,
Você MULHER é alguém
No coração de Deus.”

Homenagem de toda Equipe DIME

Não pare na caminhada, prossiga...

06 março 2012

Comunicado de Atribuições

Dia Internacional da Mulher...

Homenagem dos professores da EMEIEF "Bruno Antonio Prado"
à todas as mulheres!!
"Mulher, mulher
Que vive para seus frutos.
Mulher que ensina, educa;
Se educa."
Profº Walter

"Mulher...
delicada como uma flor
preciosa como o amor
assim é a mulher que
ama o Criador."
Profªs Silvia Fernandes, Joana e Lilian

"Mulher...
Sinônimo de amor e dedicação
Sofre, luta, corre por um filho
Quando ele tem aflição
Guarda a família
Com amor, respeito e inspiração
Quem é você?
Simplesmente Mulher!"
Profªs Lúcia Cristina e Vanessa

"Mulher!!!
Um ser perfeito, inteligente,
sensível, delicada que foi feita como uma flor!!!
O ser que Deus criou
Com todo seu amor
Com o mais puro Louvor
Mulher simplesmente, mulher..."
Profªs Rosinei, Luciana Dias e Luzia Izidoro

"Mulher...Camaleoa
Mulher...
Aconchego e razão
Às vezes...é pura emoção
Acolhe, afaga é só coração
Outras vezes...é furacão em erupção
Luta, reage, vibra, contagia e busca solução
É verdadeira leoa em defesa de sua prole
Mulher...Em qualquer circunstância se adequa as situações.
Se transforma é verdadeira camaleoa
Mas nunca deixa de sonhar e lutar por seus ideais."
Profª Lúcia Helena Almeida de Vergueiro Lobo

"Mulher
                     Uma dádiva de Deus
      Liderando
            Hoje o mundo
               supErando obstáculos e
                                       tRansformando atitudes em ações."
Profªs Hilda, Renata e Silvia





Calendário Projeto Presença 2012...


Prezado Diretor (a) da Rede Municipal de Colômbia,

    Com inicio de mais uma jornada de acompanhamento da Freqüência das Crianças e Jovens na Escola. Comunicamos que já está disponível o "Calendário" referente ao ano de 2012. 
  Contamos assim com a vossa responsabilidade e pontualidade no envio da Freqüência neste ano letivo. 

02 março 2012

Convite aos Gestores, professores e funcionários...

Seja bem vinda...

"Estamos alegres, pois a presença da Nutricionista Thaís de Cassia Furquim Anhezini, voltou a brilhar no município, após o resultado do Processo Seletivo/2012 ela foi convocada ao trabalho no Setor de Alimentação Escolar.
Só temos que desejar que venha fazer um trabalho brilhante, sem sombra de dúvidas com profissionalismo, seriedade e talento."

01 março 2012

Ensino Médio...

Alunos do Ensino Médio participem!

A Fundação Logosófica quer premiar o seu
texto de uma (01) página!

Acesse o site e leia o regulamento:

http://www.logosofia.org.br/concursoliterariojovem/


Deus cuida de você...

Dicas para os pais...