29 novembro 2012

Agenda de Encerramentos das U.E....

PROERD encerramento...

Projeto Proerd
  

Encerramento do Projeto Proerd com os alunos dos 5º anos das escolas Maçao Nozaki, Bruno Antonio Prado e Gil Alexandre Borges.

Dia: 30/11 (sexta-feira)
Local: Quadra ESF 
Rua Rui Barbosa
Horário: 9h
*.**.**.**.**.**.**.*

28 novembro 2012

Comunicado...



ATENÇÃO!!!

A reunião sobre o Projeto “Turismo do Saber - Redescobrindo o Interior e Interior na Praia” marcada para hoje, dia 28 de novembro de 2012 às 19h30min., mudou de endereço, a mesma acontecerá nas dependências da Escola Bruno Antonio Prado.
Atenciosamente, 
DIME
                                                                                                                                                                        

26 novembro 2012

Comunicado: Projeto aos alunos de 11 anos...

Visita Equipe NAME...

Comunicado:

Reunião com as Equipes NAME e Gestoras das Unidades Escolares
Contamos não só com a participação desta Equipe mas com toda Equipe Gestora da Rede de Educação, sabendo que ambos são de extrema importância para este encerramento de ano letivo.
Dia: 30/11 sexta feira
Local: Tele Sala (EMEF Santa do Prado Maximiano)
Horário: 14h  
*-*

23 novembro 2012

Tecnologia e Educação...

Como a tecnologia pode renovar a educação

“   No atual modelo de ensino, o professor dá o método de estudar e os alunos o fazem. No modelo que proponho é o contrário, eles é que criam o método", diz Sugata Mitra, educador

Para Sugata Mitra, um dos maiores especialistas em tecnologia educacional do mundo, o uso da web nas salas de aula só será eficiente quando o conteúdo pedagógico for apresentado de forma atraente. No modelo que ele propõe, os alunos trazem boa parte do conteúdo e os professores fazem o papel de mediadores do conhecimento.

    Tudo o que é novo desperta a curiosidade? Depende. Se a novidade for um conteúdo obrigatório, como é o caso das disciplinas escolares, será preciso ativar o interesse dos estudantes, provocar o desconhecido, e permitir, definitivamente, a utilização da ferramenta de que eles mais entendem (e veneram): a tecnologia. Quem sugere isso é o indiano Sugata Mitra, professor na Universidade de Newcastle e docente visitante do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos. Em visita ao Brasil, neste ano, o especialista reforçou o sucesso de suas pesquisas e experiências no projeto Hole in the Wall, fomentou novas ideias sobre a aplicação da tecnologia no ensino escolar - tema que tem gerado discussões no mundo todo quanto a sua eficiência - e delineou o novo papel do aluno e do professor na educação no século XXI.

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/tecnologia-renovar-educacao-696588.shtml 

22 novembro 2012

Projeto Reviva o Óleo...



         O Projeto Reviva o Óleo, em parceria com os Setores de Meio Ambiente, Turismo e Educação no município de Colômbia/SP, estão realizando a conscientização sobre a importância do descarte correto de óleo usado, neste momento a EMEF “Santa do Prado Maximiano” esta participando na arrecadação de coletas de litros de óleo usados provenientes de frituras. A Campanha consiste na coleta do óleo depositando o óleo usado em garrafas pet que é descartado pela maior parte da população nos ralos das pias ou lixo, poluindo córregos, riachos, rios e o solo, além de danificar o encanamento das casas. O projeto tem orgulho em contribuir com a preservação do Meio Ambiente, colaborar com a Educação Ambiental e desenvolver a conscientização na Rede de Ensino, com o descarte correto do óleo usado coletado sendo destinado a produção de Biodiesel bilhões de litros de água serão preservados. Toda a população pode participar e além de contribuir para conservação do Meio Ambiente ajudará os alunos desta Unidade Escolar a concorrerem a prêmios.
     Colabore você também com o Meio Ambiente, participe do Projeto Reviva o Óleo. 
Ligue (17) 3335.0010 solicite maiores informações ou entregue na Rua : José Aroeira, nº1310 na própria escola - Colômbia/SP.

Projeto Reviva o Óleo – Atitude que preserva vida.

Projeto Presença...comunicado...

COMUNICADO:
 
Prezados Diretores das Escolas da Rede Municipal de Educação de Colômbia/SP, com início de mais uma jornada de acompanhamento da Freqüência das Crianças e Jovens na Escola, comunicamos que já está disponível a "abertura para impressão do formulário" referente aos meses outubro/novembro. 
  Atenção para as datas de abertura para "Registrar Frequência - 01/12" e "Fechamento da Coleta - 22/12", contamos assim com a vossa responsabilidade e pontualidade no envio da Freqüência neste último bimestre.

Qualquer dúvida entrar em contato 
na DIME com Renata Veríssimo.

***

11 novembro 2012

LUTO ...

ATENÇÃO!!!
HOJE DIA 12 DE NOVEMBRO DE 2012!!
NÃO HAVERÁ AULA NA REDE DE EDUCAÇÃO
MOTIVO: LUTO
Nossos sinceros sentimentos para a profª Edna Gusmão e família, que Deus venha dar forças e consolo aos vossos corações.
É o desejo de toda equipe DIME.

Visita Equipe NAME...CANCELADO

Comunicado:
Dia 12/11, segunda-feira, visita com a Equipe NAME em todas as Unidades Escolares.
Contamos não só com a participação desta Equipe mas com toda Rede de Educação, sabendo que ambos são de extrema importância para a educação de nossos alunos.
*-*
OBS.: Visita esta, para proporcionar a todos o bom andamento do ano letivo e auxilio pedagógica a toda Rede de Educação. 
*-*

09 novembro 2012

Encerramento...ABAG

EVENTO DE ENCERRAMENTO DO PROGRAMA EDUCACIONAL "AGRANEGÓCIO NA ESCOLA" - 2012
           O Programa desenvolvido pela Associação Brasileira do Agronegógio da Região de Ribeirão Preto ABAG/RP em parceria com a Divisão Municipal de Educação chega hoje ao final da sua edição de 2012.
O Programa “Agronegócio na Escola” é composto por uma série de atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo:
            Capacitação dos professores, coordenadores e diretores ;   
            Concursos de Redação, frases e desenhos entre os alunos ;   
       Concurso ao educador “Premio Professor Agronegócio na Escola”.
Assim, vamos todos torcer pela classificação do projeto da professora Regina Celia Saraiva (Escola Santa do Prado Maximiano) que hoje irá apresentar seu projeto perante os jurados, certos que será uma brilhante apresentação, desejamos sucesso!!

07 novembro 2012

Escola Maçao Nozaki...

Lançamento do Informativo mensal "Jornal Maçao Nozaki"
Parabéns pela iniciativa!!!

06 novembro 2012

Ética na escola...

Lugar de múltiplos saberes 
...todos são responsáveis pela construção da vida escolar

O que dá vida às escolas é o trabalho que nelas se desenvolve e as relações que ali acontecem em decorrência disso. Nesse sentido, as salas de aula são lugares privilegiados, mas é preciso pensar na vida que transcorre fora delas e que está estreitamente relacionada ao que ocorre no seu interior. O papel de secretários, porteiros, jardineiros, serventes, faxineiros, merendeiras e da equipe de manutenção articula-se ao dos gestores, professores e alunos, constituindo parte indispensável e insubstituível do organismo escolar e conferindo àqueles que o executam características de educadores. A especificidade da instituição revela-se nas atividades de todos os que nela trabalham e se relacionam.

Pode-se dizer, de certo modo, que o ambiente escolar é constituído de múltiplas educações. Na comunidade que se forma no interior da instituição e nas relações entre os sujeitos que dela participam, se entrecruzam e se influenciam diferentes saberes e vivências. Por isso, é preciso observar se a ética está presente nessa complexa rede de relacionamentos. Muitas vezes, princípios considerados no vínculo entre "iguais" - aluno-aluno, professor-professor, gestor-gestor - são deixados de lado no contato com os outros membros da comunidade...
Do ponto de vista da ética, a relação é sempre entre iguais: são todos seres humanos, pessoas. Diferentes em seu jeito de ser, na forma como veem o mundo, nas funções que desempenham. Iguais em seus direitos, na sua dignidade. Iguais na diferença - é isso que reclama o princípio ético da justiça...
A Educação acontece em cada canto da escola, em cada momento, cada tarefa cumprida, cada descoberta, cada partilha, cada gesto de construção da vida que todos nós - diferentes e iguais - devemos buscar juntos.
Terezinha Azerêdo Rios

Integra acesse: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/lugar-multiplos-saberes-construcao-vida-escolar-696447.shtml

Fonte: Revista NOVA ESCOLA/Gestão - pág.58 - junho/julho2012