30 setembro 2013

A escrita e o tempo...

Mensagem na garrafa
Restauradores encontram "cápsula do tempo" em Curitiba

A mensagem...
"Aos 25 dias do mês de janeiro de 1932, tendo o interventor Joaquim Pereira de Macedo, procedeu a remoção deste monumento da posição original para a atual. Nesta garrafa foram colocadas a primeira página do jornal do dia, de 21 de abril de 1927, e algumas moedas de cobre e níquel. A garrafa foi colocada na última camada de alvenaria de gruta do baixo pedestal".


Leia mais ======>  click aqui

27 setembro 2013

Dicas...

Conselhos simples para se fazer uma boa prova
    Segue algumas dicas em especial aos nossos alunos do Ensino Médio que irão prestar Vestibular...acompanhem as dicas:

A primeira coisa que se precisa em uma prova é calma, tranqüilidade. Se você começar a ficar nervoso, sente-se e simplesmente respire. Respire calma e tranqüilamente, sentindo o ar, sentindo sua própria respiração. Após uns poucos minutos verá que respirar é um ótimo calmante.
Comece a ver a prova como algo agradável, como uma oportunidade, visualize-se calmo e tranqüilo. Lembre-se que "treino é treino e jogo é jogo" e que os jogadores gostam mesmo é de jogar: a prova é a oportunidade de jogar pra valer, à vera, de ir para o campeonato.
Fazer provas é bom, é gostoso, é uma oportunidade. Conscientize-se disso e enquanto a maioria estiver tensa e preocupada, você estará feliz e satisfeito. Um dos motivos pelos quais eu sempre rendi bem em provas é porque considero fazer provas algo agradável. Imagine só, às vezes a gente vai para uma prova desempregado e sai dela com um excelente cargo! Mesmo quando não passamos, a prova nos dá experiência para a próxima vez. Comece a ver, sentir e ouvir "fazer prova" como algo positivo, como uma ocasião em que podemos estar tranqüilos, calmos e onde podemos render bem.
 Ao fazer uma prova, nunca perca de vista o objetivo: passar. O objetivo não é ser o primeiro colocado (o que é uma grande ilusão, já que ser o primeiro traz mais problemas do que vantagens). Também não é mostrar que é o bom, o melhor, o "sabe-tudo". O objetivo é acertar as questões, tentar fazer o máximo de pontos mas ficar feliz se acertar o mínimo para passar. Só isso.
 A simplicidade e a objetividade são indispensáveis na prova, ladeadas com o equilíbrio emocional e o controle do tempo. Para passar lembre-se que você precisa responder àquilo que foi perguntado. Leia com atenção as orientações ao candidato e o enunciado de cada questão.

Leia mais ======>click aqui

26 setembro 2013

Curso inédito...

Nessa quinta-feira (26), data que marca o Dia Nacional do Surdo, a Educação abre as inscrições para um curso inédito e gratuito de linguagem brasileira de sinais (LIBRAS). O objetivo é proporcionar aulas virtuais, acessíveis de qualquer computador, para os estudantes com e sem deficiência auditiva.
No total, quatro mil alunos do Ensino Fundamental e Médio serão atendidos. 
A quantidade de vagas contempla toda a demanda de alunos surdos da rede estadual. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de outubro pelo site da Escola Virtual de Programas Educacionais
As aulas terão início no dia 10 de outubro.
"A proposta do novo curso virtual de LIBRAS é que alunos surdos e ouvintes trabalhem sempre em duplas. As aulas, que acontecem com toda supervisão, são para que ambos aprendam a falar o idioma da inclusão, adquirindo conhecimento da Língua Brasileira de Sinais e, também, da Língua Portuguesa", afirma a coordenadora da Evesp, 
Ana Carolina Lafemina.

Música para os olhos...


Recados Para Face

25 setembro 2013

Novos links de acesso...

NOVOS LINKS DE ACESSO RÁPIDO
Você poderá encontrar estes links no lado direito da tela no item AMIGO GESTOR ou ainda no rodapé da página do Blog. O principal objetivo do SIOPE - Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação é levar ao conhecimento da sociedade o quanto as três esferas de governo investem efetivamente em educação no Brasil, já o TCE SP - Tribunal de Contas do Estado de São Paulo compete atuar na fiscalização contábil, financeira orçamentária, operacional e patrimonial do Estado de São Paulo e de seus Municípios.

Segue orientações básicas, veja a facilidade de acessar os dois sistemas:




24 setembro 2013

Fala, MESTRE!

 
"Na sala de aula, é preciso fazer a turma pensar, perguntar 'Será que...?' 
e experimentar" 
Entender  que a ciência funciona à base de duvidas é essencial para planejar boas aulas de Ciências e garantir aprendizagem.
Embora os cientistas produzam a cada dia novos conhecimentos, hoje mais acessíveis a população em geral, os alunos não devem conhecer a ciência somente como um discurso pronto e imutável durante as aulas de Ciências. Quando isso ocorre, o direito de aprender é transformado em algo burocrático e o professor da disciplina desempenha o papel de simples transmissor de informações. 
A escola tem de fazer mais: incentivar e permitir que os alunos estudantes duvidem, perguntem e levantem hipóteses...não devemos despejar verdades incontestaveis na cabeça das crianças. Desde cedo, elas são capazes de levantar hipoteses e demostram interesse sobre as coisas como funcionam, e de onde elas vêm. Luis Carlos de Menezes, Docente do Instituto de Física da USP e consultor da UNESCO.

Fonte: Revista NOVA ESCOLA - nº264 - Agosto/2013 - pág.41.

19 setembro 2013

Últimos dias de inscrições...


OPORTUNIDADE

Curso: Licenciatura em Pedagogia à Distância - UEMG
Público: para quem não tenha curso superior lotados na área de Educação e Cultura
Aulas em Educação à Distância e Encontros Presenciais aos sábados (Tutor disponível)
Inscrições até o dia 30/09
Maiores informações e inscrições acesse o link: Licenciatura em Pedagogia - EAD 


Curso: Aperfeiçoamento em Educação Ambiental: Escolas sustentáveis e com vida - UFOP - CEAD
Público: para quem tenha curso superior lotados na área de Educação e Cultura
Aulas em Educação à Distância e Encontros Presenciais aos sábados (Tutor disponível)
Inscrições até o dia 21/09
Maiores informações e inscrições acesse o link: Aperfeiçoamento em Educação Ambiental - UFOP - CEAD

Frequencia Bolsa Família e Variável Jovem...

COMUNICADO:
 
   Prezados Diretores das Escolas da Rede Municipal de Educação de Colômbia/SP, com início de mais uma jornada de acompanhamento da Freqüência das Crianças e Jovens na Escola, comunicamos que já está disponível a "abertura para impressão do formulário" referente aos meses agosto/setembro. 
  Atenção para as datas de abertura para 
"Registrar Frequência - 01/10" e "Fechamento da Coleta - 30/10", contamos assim com a vossa responsabilidade e pontualidade no envio da Frequência em mais este bimestre.

Qualquer dúvida entrar em contato na SEMEC.
Segue Calendário enviado pela CGAIE. 

10 setembro 2013

Concurso de Frases e Desenhos ABAG/RP...

 XII Concurso de Frases e Desenhos - ABAG/RP

Contamos com a participação dos alunos das escolas Santa do Prado Maximiano e Gil Alexandre Borges!!! Professores, Coordenadores e Direção, incentivem seus alunos, eles são capazes!!! Regulamento e critérios de participação se encontram na Coordenação de cada Unidade Escolar.  
Participem!!!!

09 setembro 2013

Projeto Reviva o óleo...

Últimos instantes do Desafio do Brejolinho 

Projeto cujo objetivo é incentivar a coleta do óleo de cozinha usado, destinado para um fim ecologicamente correto; visa a mudança de hábitos para garantir a preservação do meio ambiente; integração entre as escolas e família; despertar as noções de cidadania; servir como instrumento de conscientização ambiental para a sociedade.
As unidades escolares estão mobilizadas para este desafio, assim os alunos que conseguirem arrecadar a quantidade maior de óleo receberão como premiação em 1º lugar um dia  de Ecoturismo um passeio no Hotel Fazenda Vista Alegre da cidade de Sertãozinho e para os premiados em 2º lugar uma Sessão no Cinema Centerplex no North Shopping Barretos.
Além de excelente premiação fica  a lição para o despertar da 
preservação do Meio Ambiente.



04 setembro 2013

Cadastramento...

 

Todas as escolas estaduais e municipais são postos de informações e cadastramento:

  • para crianças que vão ingressar no ensino fundamental público e não frequentam a pré-escola municipal;
  • para crianças a partir de 7 anos, jovens e adultos que estão afastados da escola e pretendem voltar a estudar na rede pública.
Atenção: quem frequenta a pré-escola municipal já esta automaticamente cadastrado.
 


Participação...

      
   Participação
       Setor de Educação do Município de Colômbia teve representantes como a Srtª. Gisele Ramos Queiroz (Instrutora de Informática) representando as escolas municipais em especial a EMEF “Maçao Nozaki” e a Srª. Renata Veríssimo de Souza Pedroso Tuliano (Assistente de Planejamento Educacional) representando a SEMEC - Secretaria Municipal de Educação na pessoa da Secretária Municipal de Educação a Sr.ª Profª Maria José da Silva no Seminário Internacional de Educação Emocional e Social na cidade de Ribeirão Preto/SP no dia 03/09/2013.

                O evento contou com receptor de tradução simultânea espanhol/português com uma excelente palestra com o Prof. Dr. Rafael Bisquerra Alzina uma referência internacional em Educação Emocional. Doutor em Ciências da Educação, Bacharel em Pedagogia e Psicologia, diretor da Pós-Graduação em Educação e Bem-Estar e Inteligência Emocional nas Organizações da Universidade de Barcelona, fundador e primeiro diretor do GROP (Grupo de Pesquisa em Orientações Psicopedagógica).

Escuchar es ir más allá de las palabras.”    

(“...escutar é ir além das palavras...”)

“Tus esfuerzos nunca deben producir monstruos, hábiles psicopatas, futuros Eichamans.”  

("..seus esforços nunca deverão produzir monstros, psicopatas hábeis, futuro Eichamans...")Frases do Prof. Dr. Rafael


“Palavras especiais e experiências motivadoras, momento único com um renomado professor, não tenho palavras, faço minha as palavras dele ...Escuchar es ir más allá de las palabras.”    Renata Veríssimo

02 setembro 2013

Contagem Regressiva...

 "II Encontro Regional de Alimentação Escolar" será amanhã um evento com 03 palestras/capacitações, seguidos de debate e troca de experiências, ainda um plantão técnico do CEAE/SP e CRC/SP.
Público alvo: Conselheiros, nutricionistas/técnicos e gestores, com atuação na área de Alimentação Escolar da Região.

Temas das palestras:
  • "A agricultura familiar: experiências bem sucedidas" com a Dra. Jeanice de Azevedo Aguiar;
  • "Qualidade nutricional e mudanças da Resolução 26/2013" com a Dra. Mônica Krauter de Andrade;
  • "As boas práticas da fiscalização e mudanças advindas com a Resolução 26/2013" com o Professor Azuaite Martins de França. 
Data/hora: 03/09/2013 a partir das 7h30min.
Local: Salão Paroquial Municipal situado na Rua: Antonio Prado, nº981
Colômbia/SP.
           Será um sucesso com a sua presença!!